Desenho de uma menina montada em cima do cavalo com os dois pés em cima. Fazendo uma borboleta com as pernas.

Exercício da borboleta no cavalo

Desenho de uma menina montada em cima do cavalo com os dois pés em cima. Fazendo uma borboleta com as pernas.
Exercício-Equoideias

O exercício de manter os dois pés em cima do cavalo, com a perna em abdução é interessante para o equilíbrio, consciência corporal e segurança. Ele é melhor realizado quando o praticante estiver utilizando a manta de equoterapia, porque com a sela o movimento seria desconfortável.

No início pode-se solicitar que o praticante mantenha as mãos seguras na alça da manta pedagógica e, conforme o grau de dificuldade, pode-se solicitar manter as mãos sobre os joelhos. O tempo de permanência na posição também deve ser controlado, aumentando conforme a facilidade.

Este exercício embora eficiente, tem um grau de dificuldade grande. Crianças tem uma flexibilidade corporal maior do que os adultos e, esta particularidade deve ser considerada. A flexão do quadril com a abdução é um mecanismo que facilita lesão na articulação, sendo assim, é importante avaliação do praticante para prescrever ou não este exercício.

Durante o exercício é importante manter o cavalo ao passo lento porque o praticante fica em uma posição de instabilidade.