Desenho de uma menina montada no cavalo realizando o movimento de deitar em cima do cavalo para relaxar durante a sessão de equoterapia.

Exercício de relaxamento no cavalo

Desenho de uma menina montada no cavalo realizando o movimento de deitar em cima do cavalo para relaxar durante a sessão de equoterapia.
Exercício-Equoideias

Este exercício é excelente para o relaxamento e pode ser aplicado para alguns praticantes antes da sessão terminar.

O praticante, com o auxílio dos equoterapeutas, é colocado deitado com as costas e cabeças apoiadas no dorso do cavalo. Nesta posição, o praticante pode inspirar e expirar lentamente, enquanto o equoterapeuta vai conversando com a voz calma estimulando o relaxamento de toda a musculatura e também da mente do praticante.

Alguns praticantes podem demonstrar medo quando solicitado para deitar no dorso do cavalo, então, para que realmente aconteça um relaxamento, pode-se fazer o exercício com o cavalo parado.

Com os praticantes que conseguem relaxar, é possível caminhar com o cavalo ao passo enquanto o praticante permanece na posição com os olhos fechados.

Geralmente adultos apresentam mais medo do que as crianças. Também, com adultos deve-se tomar o cuidado com a coluna lombar do praticante para não causar lesão. Não é um exercício indicado para pessoas que sofrem com labirintite.

Por fim, o cavalo deve ser treinado antes para não assustar quando a pessoa realizar o movimento. Nem todos os cavalos aceitam esta posição.