Desenho de uma equipe multidisciplinar na equoterapia fazendo reunião em volta de uma mesa, com o cavalo na ponta.

Como é o trabalho da equipe multidisciplinar na Equoterapia…dá certo?

Desenho de uma equipe multidisciplinar na equoterapia fazendo reunião em volta de uma mesa, com o cavalo na ponta.
Equipe multidisciplinar

A equipe multidisciplinar, muito embora como o próprio nome já diz, é composta por profissionais de diferentes áreas que trabalham por um objetivo comum, o bem estar biopsicossocial do praticante.

O trabalho em equipe para ter um bom resultado, precisa atuar na horizontalidade das relações, em que todos possuem contribuições relevantes e encontram-se no mesmo nível de importância, muito embora com especificidades diferentes.

Ter um olhar atento e multiplico para a individualidade do praticante é o ponto que conduz todo o direcionamento do trabalho. Afinal, a Equoterapia não é uma fisioterapia em cima do cavalo, nem uma sessão de psicoterapia em cima do cavalo, muito menos uma aula tradicional de equitação, ela vai além, por isso a necessidade de diferentes profissionais.

Claro que alguns praticantes terão necessidades maiores em determinadas áreas, no entanto, profissionais de áreas diferentes poderão também trabalhar com o praticante, porque o objetivo é comum.

Por isso, a importância indiscutível das reuniões com a equipe multidisciplinar, das avaliações constantes e dos prontuários e relatórios diários de cada praticante (Em outra postagem, vou colocar modelos de relatórios para baixar em PDF).

Na prática, o trabalho em equipe exige um amadurecimento de todos os evolvidos, que é preciso deixar de lado o EU para somar com os demais e fortalecer o NÓS. Porém, quando a equipe alcança esta inteligencia coletiva, o crescimento é valioso para todos, principalmente para o praticante.

Enfim, o trabalho com a equipe multidisciplinar dá certo? Claro que sim, e não existe outra possibilidade na Equoterapia, é preciso apenas a compreensão da necessidade e importância que todos têm à oferecer.