Desenho de um menino com os braços cruzados dizendo não sei andar de cavalo.

É preciso saber andar de cavalo para fazer Equoterapia?

Desenho de um menino com os braços cruzados dizendo não sei andar de cavalo.Temos aqui uma dúvida comum quando o assunto é uma terapia que utiliza o cavalo como ferramenta…É necessário saber montar um cavalo para fazer Equoterapia? Então vamos conversar…

Para quem vai praticar a equoterapia, ou seja, a pessoa que recebe o tratamento, não é preciso saber montar o cavalo. Muitos praticantes muitas vezes nunca tiveram contato com o animal anteriormente. 

O cavalo da Equoterapia é treinado para tal função e também é avaliado periodicamente com relação à sua saúde e sua índole. 

Sempre é utilizado um animal muito manso, dócil e com medidas e andaduras específicas para o atividade.

Além disso, o praticante que monta o cavalo é acompanhado por três profissionais da equoterapia, sendo um profissional na condução do animal e dois nas laterais. Esta medida é muito importante para a segurança do praticante e garantia de uma ação conjunta de segurança, em caso de necessidade.

Em alguns casos, após um tempo de equoterapia, o praticante pode chegar a fase de equitação, em que ele sozinho monta e conduz o animal. No entanto, cada condição é sistematicamente avaliada e depende de um conjunto de variáveis.

Portanto, fica claro que não é equoterapia pegar uma pessoa no sítio e colocá-la em cima de um cavalo para andar né… 

A pessoa que recebe a equoterapia precisa estar em um ambiente, na medida do possível controlado e, não é necessário saber montar um cavalo porque ela terá todo o respaldo de uma equipe para auxiliá-la durante a atividade.

Espero ter esclarecido esta dúvida comum, principalmente dos familiares que estão pensando em colocar seus queridos na equoterapia. Se alguém tiver alguma dúvida específica, deixe a sua mensagem que terei prazer em respondê-la.

Um grande abraço Ω