Desenho de um praticante de Equoterapia montado um cavalo e duas equoterapeutas ao lado. Todos estão com os braços levantados como se estivessem cantando uma música.

Como usar a música na Equoterapia?

Desenho de um praticante de Equoterapia montado um cavalo e duas equoterapeutas ao lado. Todos estão com os braços levantados como se estivessem cantando uma música.

A música é uma arte bastante estudada quanto aos seus benefícios terapêuticos. Sabe-se que a música é capaz de relaxar, acalmar, animar, concentrar, meditar, enfim, desencadeia emoções e pode ser uma ferramenta de tratamento.

Na educação a música é também bastante utilizada. Educadores começam desde a primeira infância introduzir a música na rotina das crianças para facilitar o aprendizado e desenvolver o ritmo, muito importante para a coordenação motora. A utilização na educação continua até o nível universitário, em que o professor desenvolve paródias para ajudar na memorização do conteúdo.

Sendo a música uma aliada da saúde e da educação, por que não a utilizar nas sessões de Equoterapia?????

Na Equoterapia a música poderá ser inserida de diversas maneiras:

  • Música para aumentar o vínculo entre o praticante e o cavalo;
  • Música para estimular o praticante a tirar as mãos da alça de apoio;
  • Música para fazer o praticante observar as diferenças entre o animal e o seu corpo;
  • Música para o início e para o fim da sessão;
  • Música para aprender sobre os materiais utilizados na Equoterapia;
  • Música para relaxar;
  • Música para animar a sessão.

Podemos nos apropriar de músicas que já são utilizadas na educação, músicas criadas pelo Equoideias…que são fofas!!!…risos (clique aqui para conhecer as postagens de músicas Equoideias), criar músicas personalizadas para os praticantes de acordo com as necessidades e fazer paródias.

A dica é conhecer o estilo musical que o praticante prefere ouvir para não causar desconforto e irritação, não desafinar durante a música e também não cantar em um volume alto e agudo para não assustar o cavalo…como sabemos, o nosso amigo prefere um grave, risos!!!!

Enfim, cantem!! Deixem a alma mais leve e as sessões mais produtivas!!

Um grande abraçoΩ