Desenho de uma praticante de equoterapia montada um cavalo e colocando presilhas na crina do cavalo.

Cabeleireiro da Equoterapia

Desenho de uma praticante de equoterapia montada um cavalo e colocando presilhas na crina do cavalo.

A maioria dos apaixonados por cavalos se encantam com a crina do animal, principalmente quando são realizados penteados que os deixam mais atraentes.

Sendo assim, vamos considerar o embelezamento do cavalo como uma atividade para ser realizada durante as sessões como estímulo para o praticante.

O objetivo é melhorar o equilíbrio, realizar alongamento muscular, trabalhar a lateralidade, a coordenação motora fina, o conhecimento das cores e a estética.

Para este exercício, vamos chama-lo assim (risos), precisaremos de presilhas de cabelo coloridas. Em lojas de itens de embelezamento feminino é possível adquirir presilhas de plástico com um custo baixo.

É possível também pintar prendedores de roupa de madeira e utilizá-los com a finalidade de presilhas.

Durante a sessão de Equoterapia, o profissional pode solicitar ao praticante com o cavalo parado ou ao passo, dependendo da potencialidade individual de cada um, colocar a presilha na crina do cavalo.

Pode ser trabalhando as cores, os números, simplesmente o movimento de prender e tirar e, também, a estética quando houver harmonia no posicionamento das presilhas. Para valorizar, depois que o cavalo estiver bem bonito com as presilhas o equoterapeuta poderá tirar uma foto para mostrar ao praticante e registar o trabalho final.

É bem gostoso brincar de arrumar o cavalo. Pode-se inventar uma narrativa antes de começar a atividade e aproveitar para estimular a higiene e os cuidados do próprio praticante.

As presilhas também poderão ser colocadas nos cabelos dos profissionais …os praticantes acham o máximo (risos)!!!

Um grande abraço e vamos ficar todos bonitos para a foto! ΩΩ