Desenho de uma praticante de equoterapia usando uma manta pedagógica em cima do cavalo.

Como usar a manta pedagógica na sessão de Equoterapia

Desenho de uma praticante de equoterapia usando uma manta pedagógica em cima do cavalo.

A manta pedagógica é um acessório muito útil e funcional para as sessões de Equoterapia.

Trata-se de uma manta trabalhada em feltro que é colocada na frente do praticante, em cima da manta de montaria para a realização das atividades.

No centro da manta são colocados quatro quadrados com cores diferentes (azul, vermelho, verde e amarelo) e um bolso em cada lateral.

Poderão ser presos na manta qualquer material que tenha colado no verso um pedaço de velcro macho. Então, cartões com números e desenhos, objetos com as cores da manta pedagógica, bichinhos de pelúcia…enfim, use a criatividade e desenvolva os seus materiais de acordo com cada praticante.

Os bolsos laterais são utilizados como apoio para guardar objetos. O equoterapeuta poderá colocar os objetos nos bolsos da manta e solicitar ao praticante retirá-los para iniciar a atividade.

Por exemplo, faça bolinhas de feltro nas cores amarelo, verde, vermelho e azul e cole atrás de cada uma, com cola quente, um pedaço de velcro macho. Na sessão de Equoterapia, solicite ao praticante que coloque as bolinhas nas cores correspondentes.

A manta pedagógica não poderá ser utilizada na função da manta de montaria porque ela não possui a espessura necessária para a proteção e conforto do cavalo e nem a segurança para o praticante por causa da amarração.

A manta deixa o cavalo mais bonito, é um estímulo para o praticante realizar as atividades e proporciona uma infinidade de possibilidades ao profissional.

Eu já fiz uma postagem ensinando como fazer a manta, mas caso alguém deseje comprar a manta pedagógica Equoideias, entre em contato através do blog que retornarei.

Espero ter esclarecido as dúvidas.

Um carinhoso abraço Ω 

Silvana Gabriel Quintino Rodrigues