Desenho de um praticante de equoterapia e um equoterapeuta montados um cavalo.

Montaria dupla na Equoterapia?

Desenho de um praticante de equoterapia e um equoterapeuta montados um cavalo.
Olá!! Montaria dupla na Equoterapia é permitido?…uma pergunta bastante recorrente que o Equoideias irá refletir.
É comum observarmos fotos sobre Equoterapia que o equoterapeuta encontra-se montado o cavalo juntamente com o praticante. Acontece, que também encontramos fotos de praticantes com limitações físicas importantes realizando montaria individual com os equoterapeutas nas laterais. Então, surge a dúvida, quando pode fazer a montaria dupla?
É tentador para o profissional montar o cavalo juntamente com o praticante por diversos motivos: Andar a cavalo é mais prazeroso do que caminhar com o braço levantado, óbvio!; Alguns praticantes exigem cuidados especiais para se manterem na posição sentados em cima do animal; A montaria dupla causa a impressão de que o praticante estará mais seguro; A cena fica muito bonita e transmite cuidado e carinho.
No entanto, não é indicado realizar a montaria dupla na Equoterapia na maioria dos casos. É perigoso para todos os envolvidos, praticantes, equoterapeutas e para o cavalo. Os motivos são:
O peso de duas pessoas montadas à cavalo sobrecarrega o animal;
Quando umoutra pessoa monta o cavalo, o eixo central de equilíbrio se modifica, e os estímulos são divididos, prejudicando o tratamento;
No caso do animal se assustar ou ter uma reação inesperada, a montaria dupla será um risco, pois a retirada de emergência do praticante necessita dos dois profissionais nas laterais;
Muitas vezes o equoterapeuta pode não conseguir com o seu corpo apoiar uma outra pessoa com o animal em movimento, levando a queda.
O ruim é que na maioria das vezes a montaria dupla acontece justamente com os praticantes que mais necessitam dos estímulos do passo do animal.
Entretanto, no caso de um praticante cujo foco de tratamento são benefícios psicológicos, ou até as sessões iniciais, quando o praticante sem limitações físicas demonstra medo da montaria, é indicado montar com o praticante. Porém, sempre buscando reverter o quadro e realizar a montaria individual.
Então, colegas profissionais…segurem a vontade de montar com os seus queridos praticantes para alcançarem resultados positivos.

Um grande abraço Ω

Silvana Gabriel Quintino Rodrigues