Desenho de um cavalo usando relógio de pulso.

Quanto tempo dura uma sessão de Equoterapia?

Cada sessão de Equoterapia tem duração de 30 minutos, uma vez por semana. Parece pouco, mas é o tempo suficiente para o praticante receber 22.500 estímulos musculares devido ao movimento tridimensional do cavalo. Respeitar o tempo limite da sessão é fundamental para não causar fadiga no animal, nem no praticante. Os benefícios foram comprovados cientificamente.

Quem já montou um cavalo sabe do que estamos falando…A montaria exige muito da musculatura de quem monta, podendo, se ultrapassar os limites, chegar a exaustão muscular e gerar dor tardia. 

Algumas pessoas não suportam os trinta minutos montados, então, a duração da montaria pode ser abreviada para o tempo que o praticante aguentar (15 minutos, por exemplo) e o restante da sessão trabalhada no chão, como com os cuidados de alimentação e higiene e a condução. A sessão vai além da montaria.

A Equoterapia é realizada paralela às demais terapias convencionais físicas ou mentais, portanto, não substitui tratamentos e não deve ser realizada fora das indicações.

Espero ter esclarecido.

Um forte abraço

Silvana Gabriel Quintino Rodrigues Ω