Desenho de um profissional segurando uma pessoa em cima de um cavalo com dor no ombro.

Como evitar a dor no ombro do Equoterapeuta? Material para baixar em PDF

Olá, amigos equoterapeutas! A postagem de hoje será especial para vocês, profissionais dedicados que não medem esforços e dificuldades para alcançar bons resultados com os seus pacientes.

Sabemos que trabalhar na Equoterapia exige um esforço físico grande. O Equoterapeuta caminha ao lado do cavalo, em muitos momentos, com cabeça e tronco girados e braços levantados apoiando o praticante.

Desenho de um profissional segurando uma pessoa em cima de um cavalo com dor no ombro.

A postura descrita não está ergonomicamente favorável à saúde física das articulações, por isso, é comum profissionais da Equoterapia sentirem dores nos ombros e pescoço após um dia de trabalho.

Para evitar uma doença, algumas medidas precisam ser tomadas:

Em uma sessão de trinta minutos, os profissionais podem revesar o lado de trabalho, ficando quinze minutos do lado direito e quinze do lado esquerdo;

A direção do cavalo também pode ser alternada, evitando ficar andando em círculos apenas em um sentido;

Todos os profissionais precisam realizar um relaxamento muscular antes de cada sessão. Falo relaxamento e não alongamento porque o tempo de cada movimento pode ser reduzido (10 segundos), para facilitar a realização entre as sessões. No entanto, antes de iniciar o dia de trabalho, o profissional pode segurar um pouco mais cada movimento (30 segundos).

O Equoideias fez um material para ser baixado gratuitamente em PDF que poderá ser entregue aos profissionais ou ser colocado em algum mural de fácil acesso visual, para que todos se lembrem de realizar os movimentos e evitar problemas futuros.

Clique no link para baixar: Equoideias- Alongamentos para o equoterapeuta.

Quanto mais preservarmos nossa saúde, mais poderemos ajudar outras pessoas. Então, cuidem-se!

Um carinhoso abraço

Silvana Gabriel Quintino RodriguesΩ