Exercício olho na bola

Olá! Este é um exercício conhecido nas aulas de educação física e sessões de  fisioterapia, sendo aqui, realizado em cima de um cavalo.

Com o animal em movimento, o praticante joga a bola para cima e novamente a retoma nas mãos.

É um exercício muito importante porque trabalha simultaneamente várias habilidades. Desenvolve o equilíbrio, o tempo de resposta, a coordenação motora, a visão, o alinhamento postural, a força muscular e a concentração. Excelente para trabalhar o sistema vestibular e a propriocepção. O cerebelo faz os ajustes necessários para coordenar tudo.

O cavalo precisa estar treinado para receber esta atividade (inclusive antes da sessão é importante apresentar-lhe novamente a bola) para que ele não se assuste, afinal, o praticante poderá deixar cair a bola no cavalo.

Nem todos os praticantes estão aptos para realizar este exercício que possui um nível médio de dificuldade. Cabe ao profissional Equoterapeuta avaliar quando utilizá-lo para não gerar frustração.

A dica é realizar primeiro a atividade com o cavalo parado e, somente depois, aumentar o grau de dificuldade realizando com o cavalo ao passo.

Para finalizar, a bola não pode ser muito grande, o tamanho ideal é um pouco maior que a palma da mão. Quanto ao peso, não muito leve, a ponto de ser influenciada pelo vento e não tão pesada para não machucar o praticante.

Um grande abraço

Silvana Gabriel Quintino RodriguesΩ