Desenho de uma praticante de Equoterapia fazendo alongamento em cima de um cavalo.

Exercício: Ginástica para aquecer

Desenho de uma praticante de Equoterapia fazendo alongamento em cima de um cavalo.

Vamos falar hoje de um exercício muito simples e bastante utilizado para aquecimento antes de iniciar um treino físico.

Dependendo do diagnóstico e objetivo do praticante, este exercício será muito útil, pois prepara o corpo, tronco e membros superiores para as atividades que virão.

O movimento consiste em elevar um braço e inclinar o corpo para o lado contrário ao membro. Em seguida, o braço é abaixado e o membro superior oposto é levantado, seguindo a mesma orientação.

Este movimento pode ser realizado em um ritmo constante, buscando o alongamento do corpo e a inclinação do tronco igual para os lados direito e esquerdo.

O tempo de realização do exercício vai variar conforme o praticante. É preciso ficar atento quanto aos sinais de fadiga e dor. O ideal é começar com o mínimo, por exemplo, pedir para ele fazer três vezes de cada lado, dar um intervalo de um minuto e perguntar se o praticante está confortável para repetir o movimento.

Este exercício é muito bom para aquecer e fortalecer membros superiores, alongar e fortalecer a musculatura abdominal oblíqua e trabalhar a lateralidade do tronco.

Lembrando que cada caso deve ser avaliado pela equipe multidisciplinar de Equoterapia e as atividades prescritas conforme o objetivo de cada praticante.

Abraços com carinhoΩ 

Silvana Gabriel Quintino Rodrigues