Você quer fotos ou resultados na Equoterapia?

Olá!! A postagem de hoje é uma conversa, talvez um pouco pesada, mas necessária em uma reunião de profissionais da Equoterapia. O Equoideias se sente parte da sua equipe, participando do crescimento individual e coletivo do seu projeto. Então, vamos lá, direto ao assunto!

Alguns profissionais da saúde e educação que vão trabalhar com Equoterapia exageram nos movimentos solicitados,  gerando um desconforto muscular grande, e/ou, uma frustração emocional no praticante que pode abandonar o tratamento se sentindo incapaz.

É preciso estar muito atento na prescrição das atividades e no desenvolvimento de cada sessão. Um tratamento de acordo com a capacidade do praticante, além dos benefícios físicos melhora sua auto-estima e segurança, favorecendo um ambiente motivador para novos desafios. 

Não podemos duvidar dos benefícios de uma montaria ao passo por trinta minutos. Uma boa dica para toda a equipe é sempre realizar os movimentos que serão utilizados na sessão, para sentir em seu próprio corpo a dificuldade que cada exercício oferece.

Ás vezes, seduzidos por redes sociais, alguns profissionais solicitam atividades difíceis e desnecessárias naquele momento. Não precisamos de fotos impressionantes, pessoal! Precisamos de resultados positivos para o praticante.

Durante uma sessão de Equoterapia o profissional precisa estar com os seus sentidos alertas, com foco no praticante e no animal, sensível ao momento e reações. 

Começar com menos, sentir, apreciar, acomodar, para depois desenvolver e sentir novamente. Um ciclo seguro, motivador e eficiente.

Enfim, vamos encerrar esta conversa refletindo sobre nossa postura e buscando o crescimento sempre. O Equoideias tem carinho por todos os profissionais da área, por isso abordamos este tema.

Um verdadeiro carinhoso abraço,

Silvana Gabriel Quintino RodriguesΩ