Ilustração do simbolismo do cavalo na psique humana

O símbolo do cavalo e sua atuação simbólica na psique humana

Ilustração do simbolismo do cavalo na psique humanaNa Equoterapia, nosso terapeuta mais encantador é o cavalo. Conhecemos os benefícios físicos e psicológicos que a técnica proporciona ao praticante. No entanto, hoje vamos falar especificamente do símbolo do cavalo e sua atuação simbólica na psique humana.

De acordo com Carl Gustav Jung, algo pode ser considerado simbólico quando manifesta alguma coisa além do significado imediato, sendo eles uma tentativa natural de reconciliar e unir elementos antagônicos na psique. O símbolo desempenha um “papel psicológico mediador e proporcionador de transição”.

O cavalo é um ser herbívoro, que tem como proteção a fuga e o coice. Tem o costume de andar em grupos que apresentam um líder. Apesar de potente, não é agressivo, contribui com o grupo e aceita a liderança. A capacidade de respeitar sua potência fez o cavalo estabelecer uma relação duradoura com o ser humano.

O simbolismo do cavalo é positivo e está ligado ao Inconsciente Coletivo de forma muito abrangente sugerindo elevada autoconfiança, velocidade, decisão, independência, liberdade, força, coragem, leveza, agilidade e majestade.

O cavalo faz a conexão entre os mundos, conexão entre consciente e inconsciente, luz e sombra, físico e mental. Essa comunicação entre os conteúdos psíquicos, facilitado pelo símbolo do cavalo, é o desenvolvimento pessoal e emocional do indivíduo. É uma forma de “organizar” a energia psíquica, favorecendo o processo de individuação, a transformação.

Enquanto símbolo, o cavalo está associado ao potencial criativo e de transformação.

Quando conhecemos o potencial do símbolo do cavalo, podemos perceber melhor o que está acontecendo com o nosso praticante e, simultaneamente conosco, afinal, todos estamos sendo influenciados por este mesmo poderoso símbolo.

É uma alegria trazer este tema para a Equoterapia.

Um carinhoso abraço,

Silvana Gabriel Quintino Rodrigues ♥Ω